Entrega dos Quadros – Exposição “Gente Daqui”.

VOLTAR

Entrega dos Quadros – Exposição “Gente Daqui”.

Depois da exposição na Casa da Cultura, em maio de 2018, a mostra fotográfica “Gente Daqui” seguiu para o Supermercado Super Carlão durante os meses de julho e agosto.

Agora, os 41 personagens retratados ganharam de presente as fotos na moldura do fotógrafo Giancarlo Mecarelli, em uma cerimônia com presença da direção da Casa da Cultura e sua equipe.

A ideia do fotógrafo foi inspirada no costume dos antigos pintores, que retratavam pessoas em seus ateliês, numa época em que a fotografia sequer existia. “A moldura cria contraste e enobrece o retrato”, diz Mecarelli.

As primeiras fotos foram feitas com moradores dos bairros da Ilha das Cobras e Parque da Mangueira, para uma uma das mostras do Paraty em Foco (2015), evento criado pelo fotógrafo, que também manteve a Galeria Zoom de fotografia no Centro Histórico de Paraty por mais de uma década.

Para a exposição mais recente, foram eleitos personagens do Centro Histórico –a maioria deles fotografados em estúdio. Para captar a essência desses moradores, o fotógrafo conta que os primeiros momentos da sessão foram fundamentais. “Embora as pessoas estejam acostumadas com fotos de celular e selfies, a ideia de posar para um fotógrafo ainda pode tirar a espontaneidade”, diz ele.

Na visão do historiador paratiense Diuner Mello, a exposição “Gente Daqui” mostra a importância dessas pessoas na construção de Paraty e suas transformações, como agentes e testemunhas da história. “Os moradores daqui dão continuidade à antiga arquitetura e a sua conservação, dão vivência aos visitantes mantendo sempre atuante este centro multissecular. São estes mesmos moradores, a cor e a energia que palpitam nestas ruas tortas, que vivem e convivem com as marés de água e de gente sem perder a simpatia e a ternura jamais”, diz o historiador.

Confira todas as fotos:

#paratycultural
#culturaparaty
#gentedaqui
#giancarlomecarelli