Fotografia: Documento e Ficção

VOLTAR

Exposição “Fotografia: documento e ficção“.
Sala Dona Geralda
Paraty em Foco 2017

Fotos: Leonardo Assis

A fotografia traz em si o poder documental, de testemunho. Ela é também uma chave para a ficção, para a construção de novas realidades, a criação de novos contextos e possibilidades. Imagem ao mesmo tempo real e virtual. Registro fidedigno e imaginário. Materialidade e fabulação.

Desejamos fazer falar a dupla dimensão da fotografia, misturada e balanceada de diferentes formas através do olhar de nossos convidados. O Paraty em Foco 2017 tem como tema “Fotografia: Documento e Ficção” e convida os participantes para uma viagem pelo universo da imagem fotográfica em sua ambiguidade fundamental.

O homenageado do ano no PEF 2017 é Flávio Damm, fotojornalista que extravasou os limites do factual para construir uma poética do instante de inspiração bressoniana. Num contexto em que as fotografias deixam de valer por sua força visual, capturadas por divagações conceituais excessivamente abstratas, propomos um retorno ao que realmente importa.

Em sua edição 2016, o PEF passou por uma transformação, que representou também uma volta às origens. O tema daquela edição, “Um Festival para Todos os Olhares”, transforma-se este ano em lema. Nossa proposta segue no mesmo caminho aberto naquele momento: trazer ao público fotografia de alta qualidade das mais variadas tendências e estabelecer um espaço para que fotógrafos, artistas, pensadores, amadores e entusiastas em geral possam se encontrar e trocar experiências.

É nesse espírito que acolhemos todos os que vieram nos prestigiar. Sejam bem vindos a mais uma grande festa de fotografia!

Érico Elias